domingo, 18 de outubro de 2009

Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos



Como todos sabemos, o Tráfico de Seres Humanos é um fenómeno abrangente atingindo, sobretudo, os grupos mais vulneráveis, nomeadamente mulheres e crianças que são vítimas de exploração sexual e laboral. O crime organizado, as questões de género, os direitos humanos, são temáticas subjacentes a este fenómeno.


Hoje, em pleno século XXI, o Tráfico de Seres Humanos retrata uma realidade que impede, por toda a parte, a plena prossecução dos objectivos da igualdade, desenvolvimento e coesão social. (...)

O Tráfico de Seres Humanos há muito que deixou de ser apenas um problema das organizações internacionais, e do qual os diferentes Governos se faziam eco. Este fenómeno passou a assumir-se como um desafio que a todos nos interpela, para a partilha de responsabilidades, entre os diferentes Estados e ao nível de cada sociedade. O reforço dos mecanismos de cooperação internacional, aliado à adopção, ao nível interno, de medidas quer legislativas quer de cariz operacional, tem permitido conferir maior eficácia no combate ao flagelo.(...)

Aprovou-se o I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos 2007-1010 (...)

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Governo/Ministerios/PCM/MP/Intervencoes/Pages/20090213_PCM_MP_Int_SEPCM_Trafico_Pessoas.aspx

Retiro esta informação de uma página do governo, no dia em que estas questões gravíssimas ganham outra visibilidade.

E deixo as notícias:
A criação de equipas de investigação especializadas em crimes de tráfico de pessoas é uma das principais recomendações do primeiro relatório do Plano Nacional de Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos, que hoje, domingo, será apresentado no Porto.

No dia em que se assinala o Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos, os responsáveis pelo I Plano de Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos e do Observatório entretanto criado para monitorização do fenómeno apresentam um primeiro balanço de actividades e estatísticas actualizadas. (...)

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1393894

Três em cada quatro vítimas de tráfico em Portugal são mulheres. Em geral, brasileira, solteira, com 30 anos e que está ilegal. Um familiar, ou amigo, ou um amigo do amigo, prometeu-lhe um bom emprego, mas coloca-a num bar de alterne no Norte de Portugal. Fica sem documentos, é ameaçada e vigiada por portugueses. É o perfil da vítima para fins de exploração sexual. Os 25% que sobram são homens, mais velhos e que são recrutados para fins laborais ou para praticarem crimes (furto). (...)

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1394019

Já no final do dia leio e transcrevo:

O tráfico de seres humanos na Europa está subestimado e pouco combatido, alertou este domingo a Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC) durante a jornada europeia contra o tráfico de seres humanos.
O número de vítimas identificadas na Europa é «cerca de 30 vezes inferior ao número real estimado», sublinha a organização, segundo a qual 270 mil pessoas são afectadas na União Europeia.

A maioria das vítimas, entre as quais dez por cento de menores, são mulheres forçadas à prostituição.
Os homens são, pelo seu lado, forçados a trabalhar em explorações agrícolas, alertou a ONUDC.
«Talvez a polícia não encontre mais traficantes e vítimas porque não procura», afirmou o director-executivo da agência, António Maria Costa, num comunicado.
No total, 2,4 milhões de pessoas são, todos os anos, vítimas de tráfico humano no mundo.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1394375

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário